Minha jornada de migração de carreira para Tecnologia: como ingressei no desenvolvimento de software

Amanda Andrade
2 min readJan 3, 2021

--

Desde quando consegui meu primeiro trabalho em programação, muitas pessoas têm demonstrado interesse em saber como fiz a transição de Biblioteconomia para Tecnologia. Resolvi então escrever esse texto para contar um pouquinho mais dessa etapa da minha carreira e compartilhar minhas experiências.

Bom, são muitas perguntas que a gente se faz quando percebe que quer mudar de carreira. No meu caso, tinha uma grande vontade de trabalhar com coisas inovadoras e levar soluções mais rápidas e de fácil interação para meus clientes. Ao mesmo tempo, desde quando terminei a graduação em 2014 as coisas mudaram muito rapidamente. Eu sabia que continuar no mesmo status quo da minha carreira, dependeria muito de pessoas desenvolvedoras de software para colocar aquelas ideias em prática.

Conversando com algumas amigas, me sugeriram estudar alguma linguagem de programação. Comecei a procurar grupos e eventos no Meetup, além de cursos para iniciantes. Um dos primeiros cursos que participei foi organizado pelas meninas do PyLadies SP. Com elas escrevi meus primeiros códigos em Python e os conceitos básicos de algoritmos. Fiz outros cursos online na Udemy até descobrir o Gustavo Guanabara com seu Curso em Video

Despois de algumas vááárias horas acompanhando os vídeos do Guanabara, ganhei mais confiança e me inscrevi em alguns bootcamps. Fui selecionada para duas iniciativas voltadas para mulheres: estudei Data Science com WoMakersCode e Desenvolvimento Web Full-Stack na Digital House.

Naquele momento, eu estava numa trajetória de mais de 1 ano me dedicando aos estudos, mas não me sentia totalmente preparada para os processos seletivos das empresas. Mesmo assim, eu tentei! Com o suporte das equipes que promoveram os bootcamps, tive a oportunidade de conversar com algumas empresas e fazer os temidos testes técnicos. Mas não passei… 😞

Bom, eu não desisti. Comecei a enviar currículos para muitos lugares! Entrei em contato com grupos e amigos e divulguei meu portfólio no GitHub. Não tinha nada muito robusto, mas coloquei tudo que estava aprendendo lá! Não demorou muito até a Cromai me convidar para trabalhar com desenvolvimento back-end. Minha felicidade foi imensa ao conquistar essa primeira colocação na carreira de tecnologia, ainda mais atuando em uma empresa que desenvolve produtos com inteligência artificial. Foi a junção de duas coisas que eu havia estudado até então!😁

Hoje observo o quanto que meu conhecimento na área vem crescendo e sei que tenho muito a evoluir em hard skills. Mas olhar para trás me faz perceber como o apoio de pessoas, empresas e organizações foi tão importante para essa transição.

--

--